28 de março de 2007

erro

Que a solidariedade - pensei - não mais seja medida pela euforia nas festas ou pela exibição das dores partilhadas, mas antes pela compreensão dos erros e outras falhas menores.

14 de março de 2007

lama

"SVETLOVIDOV - (...) Compreendi, então, que não existe arte sagrada, que não há mais que sonho e ilusão, que não passo dum escravo, um divertimento do ócio dos outros, um palhaço, um saltimbanco! Compreendi então o público! desde esse dia, nunca mais voltei a acreditar nos aplausos, nas flores, nos entusiasmos... Sim, Nikitouchka! Aplaudem-me, compram a minha fotografia por um rublo, mas eu continuo a ser um desconhecido para eles. Sou lama, quase uma meretriz!... Por simples vaidade, procuram conhecer-me, mas nunca se baixarão a dar-me por mulher a sua irmã ou a sua filha! Não acredito neles! Não creio neles!"

Anton Tchékhov, "O Canto do Cisne" [versão portuguesa de Rui Sequeira], in Seis Peças em um acto, 1966.

13 de março de 2007

carvalho

Leslie Fry, Quercus Emancipation, 2005.

A terra chama-me.
E eu vou.

8 de março de 2007

(amadurecimento)

Era no tempo em que as feridas lhe cicatrizavam sem dificuldade e a deformação dos ossos não era visível a partir do exterior. Era no tempo em que o colesterol estava controlado e a miopia estabilizara há muito. Era no tempo em que os pequenos problemas se transformavam em curiosidades e os grandes lhe começavam a tirar o sono. Era no tempo em que na memória saudades e rancores lutavam por espaço igual.
Era no tempo em que as desilusões eram cada vez menos frequentes e mais definitivas.

7 de março de 2007

execução

Andrzej Wróblewski
Rozstrzelanie V [Execução V], 1949, olej na płótnie, Muzeum Narodowe, Poznań

6 de março de 2007

máquina

Marcel Duchamp, Jeune homme triste dans un train,1911–12. Oil on cardboard, 100x73 cm


Maquinista de profissão, António sonhava com o dia em que pudesse ser apenas maquinado.

5 de março de 2007

longe

Giorgio Barbarelli, La Tempesta, oil on canvas, c. 1510


- Se me tivessem dito - disse - que se abrisse o chapéu de chuva na passagem aérea a tempestade me levaria para tão longe daqui
- Se mo tivessem dito - acrescentei - não teria esperado tanto para o fazer.