24 de fevereiro de 2010

dilema



Há uns anos, quase me chateei com um amigo meu por causa de uma opção política. Por achar que ele tinha dado por adquirido, depressa demais, que eu subscreveria a posição dele. E porque, considerava eu, a estratégia podia ser outra.
O tempo, e sobretudo o comportamento do meu amigo e dos seus companheiros de opção, encarregaram-se de provar que eu estava errado. Percebi, felizmente ainda a tempo de fazer uma parte da viagem com eles, que quando as boas ideias são defendidas pelas melhores pessoas, não há outra escolha que não seja o seguir em frente, sem pensar nos resultados. Era gente coerente, desinteressada, e incapaz de colocar eventuais projectos ou ambições pessoais à frente do que entendemos como interesse colectivo. Do ponto de vista individual, era, admiravelmente, uma gente sem estratégia nenhuma.
O meu amigo e eu estamos hoje mais maduros. Ele admite que eu pense diferente dele. Eu resisto a pensar que as posições se inverteram e esforço-me para acreditar que ele tem novamente razão. Esforço-me, calejado pela experiência anterior, a tentar perceber onde está o meu erro de avaliação ou de perspectiva.
Já estava difícil. A conjugação de factores que da outra vez acabou por me convencer é muito rara. O que fazer quando não acreditamos nas pessoas que, num confronto de ideias e de projectos políticos, protagonizam o nosso lado?
Agora está mais difícil. Porque apareceu alguém em quem apetece acreditar e que parece do nosso lado, num contexto meio esquinudo.
E no entanto eu gosto disto. Ao contrário do que diz outro amigo, o confronto não é entre “cabeça” e “coração” - há uma e outro em cada lado, como em tantas outras circunstâncias da vida. Dar-nos-emos mal, parece-me, se optarmos em nome de apenas uma destas categorias.
Que estes meus amigos tenham de fazê-lo, eu lamento mas compreendo. Já eu, que não lhes nego um abraço solidário, tenciono apaixonar-me na busca de uma solução racional para o dilema.

1 comentário:

Anónimo disse...

Julgo que entendo o dilema.Para mim,tendo em conta uma vivencia que tenho acompanhado,vou embarcar para essa viagem...AR