20 de setembro de 2006

xvi

- Estou.

Eu salvo pelo gong, a chegar-me para o canto, a beber água e a cuspi-la, a tirar a protecção dos dentes, a olhar pela janela, árvores agora e bombas de gasolina, placards publicitários, mulheres e cervejas e férias na praia, o taxista a falar, um ruído de fundo, não quero saber, vou chegar a tempo, não Samuel (estou a ver-te o cartão), não quero saber do teu telefonema, da amázia que tens na outra banda, do teu passado trabalhador, da tua vida emigrado, do apartamento de duas assoalhadas com parabólica na varanda, era o que faltava, não quero saber, quero só que me deixes

- Para o aeroporto, se faz favor.

Não ouviste? Pegas-me, levas-me, largas-me e pronto, nunca mais me ouves, nunca mais nos vemos, nunca mais o xadrez, nunca mais o boxe, nunca por nunca um torneio de sueca, um copo de tinto, a disputar um presunto que o secretário da associação trouxe da aldeia nas férias da Páscoa.
Não, Samuel, não quero saber, quero só que me deixes, continua o telefonema, não quero saber

- Nas partidas, por favor

e não me perguntes

- Então vai para onde?

Porque eu não te respondo, quero lá saber da tua vidinha, por que raio queres saber tu da minha, nunca mais havemos de nos encontrar

- Para França, mas são só três dias

E tu que tens lá uma filha, netos e tudo, mas eu não quero saber, felizmente chegámos, não acabaste o combate, não me puseste ko com a tua historieta

- Ora oito eurozitos.

Aprendeste depressa, um conto e seiscentos, a fazeres o câmbio mental apesar de seres contra

- Noutros tempos

Antigamente é que era bom, não era, meu fascista de merda, a imaginar-te no mato, a secar a tatuagem à procura de pretos e ainda hoje a gabares-te da emboscada

- Até gemiam, os filhos-da-puta

Isto só eu a ver-te no retrovisor porque tu

- Agora tenho que desligar, até logo.

mesmo antes de

- Ora oito eurozitos

e até sais do carro e me abres o porta-bagagens e me tiras as malas e me

- Uma boa viagem, sim? Obrigado.

aceitas a gorjeta e a despedida, quase um abraço, quase um

- Até breve

quase um

- Até já

um muito sentido

- Obrigado, boa tarde.

Sem comentários: